São palavras-chave, um termo ou expressão relacionados a uma informação, tópico ou discussão.
As hashtags organizam todo conteúdo da internet relacionado com o mesmo tema.
Muita gente tem dúvidas de como usar. Então, vamos lá:
Para que servem?
No Instagram, se bem usadas, nos ajudam a aumentar as visualizações do conteúdo, alcançam mais pessoas e seu público te encontrará com mais facilidade.
Como usar
- Use as hashtags que estejam de acordo com o tema do post.
Podemos até usar alguns termos comuns, exceto se a ideia é promover algo específico.
- Crie uma # de sua marca e estimule seus clientes a usá-las.
Vale lembrar que # sem sentido não te ajudarão a chegar em mais pessoas.
O Instagram permite até 30 # por postagem, mas o ideal é usar no máximo 10, mais que isso ficará poluído.
- Altere as #, não coloque sempre as mesmas em cada posts.
Uma maneira de buscar estrategicamente é buscar por meio de site ou da lupa do aplicativo, também é possível procurar as # do seu interesse.
Se não sabe como inserir as #, uma ideia, seria por temas
Exemplo: 1- nicho 2- marca 3- conteúdo 4- localização
- Existem sites geradores de # eles criam quando você informa uma determinada palavra-chave, e mostra várias ideias de palavras parecidas com o tema informado. Por exemplo: https://www.plumo.com.br/hashtags-instagram/
- Use # que fazem sentido com o seu público-alvo
- Use # nos comentários ou na própria publicação.
- Consistência e frequência nas postagens e horário.
Legal uma (1) vez no feed e outra no stories.
Ao contrário se postar muito durante o dia, você pode cansar sua audiência e acabar recebendo um follow de seus seguidores.
Como NÃO usar as #
- Não use # populares para seu negócio se elas não têm a ver com o post.
Exemplo: #tbt #love #partiu
- Não coloque frases em forma de #
Exemplo: #ficafeioenãofunciona
- Também não use para cada palavra
Exemplo: #tb #fica #bemmm #feioooo
Além de poluir, poderá atrair um público que não te interessa.
- Hashtags muito populares não são legais, porque terá milhões de posts usando-as. Assim, a probabilidade de sua publicação ser notada será muito pequena. # genéricas, da mesma forma, não vão atrair seu público.
- Não use as mesmas #, não repita em todos os seus posts, o instagram pode entender que você é um robô, e acabar limitando o alcance e até bloqueando o perfil.
Não adianta inserir uma # em seu conteúdo que nada tenha a ver com o assunto do seu post, pois além de atrair um público errado, poderá atrair falsas contas ao seu perfil.
Você precisa de pessoas que engajem com seu conteúdo e se identifiquem com o seu negócio.
Dicas para aumentar a audiência
- Mude a conta para perfil comercial e você terá informações do seu público, métricas, estatísticas importantes para ajudar em seu negócio.
- Faça uma biografia (BIO) completa e com personalidade. É o cartão de visitas para chamar atenção dos seus potenciais clientes.
- Você pode e deve colocar um link na bio, que levará seu público a um endereço externo (whats, seu site, face).
👉Dica: se precisar colocar mais de um link, existem app´s que reúnem todos em um lugar só, assim sua “bio” não ficará poluída.
- Coloque a localização 📌 em seus posts.
Segundo pesquisas, quando você insere a geolocalização junto à sua postagem, terá mais engajamento, além de aumentar suas chances de alcançar pessoas da sua região.
- Anúncios ajudam a alcançar mais pessoas e, além disso, segmentam bem o seu público. Vale a pensa investir.
Procure saber qual melhor horário par postar de acordo com a rotina do seu público. Verifique nas métricas do Instagram.
- Explore as funções do Instagram, use as ferramentas que ele oferece.
- Interaja com seu público, faça posts, peça a opinião, faça perguntas, peça dicas.
- Pesquise as # que seus concorrentes estão usando.
- Pesquise quais são as #, ou páginas que seu público segue e que tipo de conteúdo eles têm curtido. ❤